![]() |
Foto: Reprodução/TV Globo |
Chuva no dia 19 de março é bom sinal para a agricultura. O acontecimento é marcado pelo dia de São José, popularmente conhecido como intercedor dos produtores. Na área rural de Abreu e Lima, no Grande Recife, nuvens cheias anunciam boa colheita até o fim do ano. (Veja vídeo acima)
A ansiedade do agricultor Juarez Gonçalves foi sanada logo na madrugada desta quarta-feira (19), quando a água começou a cair.
"A chuva da madrugada é o mesmo que acertar o bilhete da loteria. É sinal que São José intercedeu por nós. Água é vida", afirma.
"São José foi um homem santo que abdicou sua vida e saiu para tomar conta de um filho que não era dele. Permaneceu firme na fé e, por isso, pedimos que ele peça ao Criador que seja uma ano favorável", diz.
O produtor dá continuidade ao plantio do pai com grande parte de terra onde planta abacaxi, inhame, macaxeira, laranja cravo e outros alimentos. Entre toda a produção, Juarez defende que milho é seu carro chefe. O alimento deve ser plantado do dia de São José para ser colhido na véspera do São João.
Se chuva no plantio é sinal de barriga cheia, a macaxeira está garantida para o fim do ano. Segundo Juarez, se a chuva continuar, quem planta o alimento nesta quarta, terá fartura em dezembro.
A crença está bem alinhada com a meteorologia. O gerente da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) Patrice Oliveira confirma que as chuvas vão além do dia de São José.
"A previsão, focada para o semi-árido, aponta que houve registro de chuva em fevereiro e março. Acreditamos que o tempo de 2019 vai ser muito melhor do que 2018 nessas regiões", analisa.
Fonte: Camila Torres e Clarissa Góes, TV Globo
0 Comments:
Postar um comentário