 |
Reprodução |
A Síndrome de Cotard não é muito conhecida. A pessoa que a possui tem a característica de negar a própria existência. Ou seja, esta condição rara faz com que os pacientes acreditem estar mortos e não reajam a estímulos exteriores.
A Síndrome de Cotard recebeu o nome do neurologista que o observou pela primeira vez em uma mulher que negava a existência de Deus, do diabo e dela própria, em 1880. Desde então, pouco mais se avançou no seu estudo.
“Há poucos estudos a respeito da doença no nosso país e a literatura científica de outros países também não abunda”, explica Manuel Sánchez Pérez, coordenador de uma unidade de psiquiatria geriátrica em Barcelona, Espanha.
Às vezes diz que não pode andar porque metade do seu corpo continua na cama. Outras, que não pode comer porque o seu estômago desapareceu. Mas o pior é quando diz que está morta e que estamos todos”, conta ao El Mundo a filha de uma paciente com a doença.
A condição incide com maior frequência em pacientes idosos e coexiste com outras condições, como a esquizofrenia e depressão psicótica.
“O tratamento habitual inclui o uso de psicofármacos, mas o tratamento mais eficaz passa pelo recurso a terapia eletroconvulsiva”, ou seja, a produção de convulsões no cérebro através da aplicação de estímulos elétricos”, acrescenta Sánchez Pérez.
VIA NOTÍCIAS AO MINUTO
Related Posts:
França confirma primeira morte pelo coronavírus fora da Ásia
Getty Images A França tem 11 casos confirmados da doença
Um turista chinês morreu na França após contrair o novo coronavírus. Esta é a morte em decorrência da doença fora da Ásia.
A vítima era um homem de 80 anos da prov… Read More
SUS discute distribuição gratuita de remédio para hipertensão pulmonar
Foto: Reprodução
Foi prorrogado em dez dias o prazo para os interessados enviarem ao Ministério da Saúde sugestões para a distribuição gratuita, pela rede pública, do remédio riociguate, para hipertensão pulmonar tromboem… Read More
Covid-19: Prefeito de Vitória da Conquista tem piora no estado de saúde; quadro é considerado grave Foto: Reprodução / Redes SociaisO prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, de 72 anos, apresentou piora do quadro clínico e maior comprometimento das funções vitais, na manhã desta terça-feira (16), de acordo co… Read More
Confirmado quarto caso de coronavírus na França
DR
O diretor-geral de saúde francês, Jérôme Salomon, anunciou nesta terça-feira em coletiva de imprensa que foi confirmado um quarto caso de contaminação com o novo coronavírus chinês, segundo informações do jornal Libéra… Read More
Variante britânica do novo coronavírus é detectada em 60 países Foto: Reuters A variante britânica do vírus da covid-19 continua a espalhar-se pelo mundo e foi detectada, na semana passada, em 60 países e territórios, anunciou a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Portugal, se ess… Read More
0 Comments:
Postar um comentário